Começando do começo

Olá, bem vindos ao meu novo blog! Faz tempo que eu tô com ele na cabeça, por causa de uma situação peculiar: eu tenho uma filha de quase 8 meses, a Lily, que odeia papinha. Não é nada com o gosto, é a textura. Achei que seria um sofrimento introduzir sólidos na alimentação dela, até que um dia dei um pedaço de melão pra ela e ela comeu todo. E assim foi com tangerina, banana… Queria dar pedaços de comida pra ela, mas como, se ela não tinha dentes? Foi aí que eu descobri o Baby Led Weaning (BLW) que dá nome ao blog e do qual pretendo falar aqui, além de postar nossas receitas gostosinhas pra quem quiser tentar essa forma de introduzir sólidos – e também pra quem ficar com fome vendo as receitas, porque não? São receitas perfeitamente normais, a única diferença é que eu não uso sal pra cozinhar – logo explicarei o por quê.

Mas pra começar hoje, foi postar a receita do que fiz pro jantar de ontem. Fácil, rápido e bem gostoso.

Torta de peixe

  • Ingredientes

300g de filé de peixe branco (qualquer peixe branco sem espinhas)

50g de farinha de trigo

50g de margarina

300ml de leite integral

ervas variadas

6 batatas médias

50g de queijo

  • Modo de preparo:

Cozinhe o peixe do modo como costuma fazer. Numa panela, derreta a margarina e misture a farinha até formar uma pasta. Misture o leite aos poucos, até engrossar o molho. Acrescente o peixe já cozido, picado em pedacinhos e as ervas. Coloque num pirex.

Numa vasilha, rale a batata crua e o queijo no ralador médio. Misture os dois e cubra o peixe com a mistura.

Asse em forno pré aquecido a 220 graus por 30 minutos ou até ficar dourado.

  • Se a receita for feita para bebês maiores de 1 ano ou para adultos, pode-se acrescentar camarão no recheio.
  • Também pode ser feito sem o queijo na cobertura, e nesse caso pode-se colocar uma pitada de sal no recheio.
  • A receita acima dá pra 3 adultos e um bebê pequeno.

Apenas uma observação: me parece que no Brasil alguns pediatras não recomendam introduzir leite antes de 1 ano. Como moro no Reino Unido, recebi uma recomendação diferente: leite de vaca integral pode ser introduzido na alimentação antes de 1 ano com o cereal matinal e em receitas como essa. A principal fonte de leite deve ser leite materno ou fórmula especial para bebês da idade.

Deixe um comentário